Carnaval

São Paulo e Rio adiam desfiles das escolas de samba para abril

A folia deverá ser transferida para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril

Tiago Soares
Redação iSonata
21/01/2022

Os desfiles de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro foram adiados para fim de abril, anunciaram nesta sexta-feira (21) os prefeitos Ricardo Nunes (MDB-SP) e Eduardo Paes (PSD-RJ). De acordo com eles, o principal motivo para a nova data do Carnaval é a explosão recente de casos de Covid-19 e de influenza.

Os dois prefeitos participaram de uma reunião virtual ao lado de seus secretários de Saúde e dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba. As duas cidades já haviam cancelado o Carnaval de rua no início de janeiro, também por causa do coronavírus e da gripe.

Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) disse que esse cenário já era previsto e que a decisão tomada foi “prudente”. Também informaram que todos os ingressos já adquiridos para os desfiles serão válidos para a nova data.

Nota oficial:

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno.