Cultura

Evento cultural destaca a importância da leitura

Espaço para a literatura na Feira Literária de Cruzeiro/SP

Rodrigo Magalhães
Redação iSonata
07/12/2021

No último final de semana, 3 e 4 de dezembro, ocorreu na cidade de Cruzeiro- SP a FLIC (Feira Literária de Cruzeiro), no espaço externo do museu Major Novaes. O evento foi composto por feira de livros, artesanato, grafite, roda de conversa, sarau, deck music, mostra de curta metragens, museu aberto à visitação e para completar uma Fliquinha, uma área exclusiva para interação com as crianças, com teatro, brincadeiras e contagem de histórias clássicas. 
Além de toda essa novidade, o casarão se manteve aberto para visitação das fotografias, artefatos e conjuntos de peças antigas  

De acordo com Claudia Ribeiro (38), responsável pelo museu e evento “A feira literária é uma proposta de democratização da cultura e de uma perspectiva de cultura horizontalizada que traz acesso a literatura, teatro e musica gratuito para as pessoas. Por isso que é feita dentro de um espaço público, para que todos possam prestigiar.”

O evento teve sua 4º edição seguindo os protocolos de segurança, uso de máscara obrigatório, álcool gel disponível e distanciamento entre as oficinas. Para quem gosta de comer, na entrada do evento contava com carrinho de churrasquinho, pipoca e chopp artesanal. 

Henrique Janúncio (18) ,Antonio Borges (19),  Alyssa Santos (18)  e Pedro Felipe (17), são estudantes e  amigos que frequentam o evento desde a sua primeira edição e estavam presentem para prestigiar o evento após o cancelamento no último ano devido as restrições da pandemia. Os jovens relatam que foram incentivados pela antiga escola a frequentar o evento e a realizar leituras, bem como gostam de prestigiar o local, por ser contato direto com a natureza e fazer parte da história. 

A proposta do evento de acordo com Claudia Ribeiro é criar uma cultura de cultura, já que ir ao museu se tornou uma atividade corriqueira para o cruzeirense, sentar na grama e encontrar os amigos, de forma que possibilita a criação de uma rotina de cultura, e melhor, de uma forma simples e corriqueira.

O evento contou com prestigiadores de todas as idades e gostos literários desde a professora aposentada Tereza Diniz (68) que considera a leitura indispensável para o conhecimento a Maria Helena (6) que tem como preferida a história da Bela e a Fera e garantiu para sua coleção um livro de pintura.

Para os pais presentes no evento, o incentivo a leitura e imaginação são de extrema importância, tanto que para Monique Santos (35) evitar o uso de eletrônicos é uma das prioridades na rotina com as crianças. Já para Michele Faustino (37), incentivar a leitura é fazer com que a criança possa viajar em um universo literário e recomenda que os pais levem seus filhos em eventos interativos que possam trabalhar o lúdico.

Todas as atrações do evento foram bem visitadas e com exclusividade a feira do livro, uma das principais atrações do evento.  A estudante Leticia Guerra (17) foi a responsável por uma das barracas de livro, amante de leitura e que considera a leitura importante não somente pela cultura, mas também pelo conhecimento, considera que mesmo no digital o importante é não deixar de ler. Para ela a leitura é como uma porta a ser aberta, e a chave e descobrir qual gênero gosta mais, e assim nunca mais irá deixar de ler. “Acho que a maior satisfação é quando a gente lê e acaba percebendo que gosta, porque nunca tentou.”
O evento aconteceu de acordo com a programação, teve shows musicais ao vivo de bandas e músicos locais e uma conversa com autores e jornalistas. O objetivo do evento em criar um cenário incentivador de cultura, leitura, lúdico e uma manifestação cultural entre as diversidades para a população cruzeirense contou com a presença de muitas crianças, jovens e adultos, bem como atingiu as expectativas do retorno às atividades culturais em meio a pandemia. 

“É preciso que a leitura seja um ato de amor.” – Paulo Freire 


Reportagem: Maju Ribeiro

Fotos: Bruno Montine