Entretenimento

SBT precisa voltar seus olhos ao esporte em 2024

Atualmente, a emissora de Silvio Santos possui os direitos de transmissão da Copa Sul-americana, Champions League, Europa League e Conference League.

Rodrigo Magalhães
Redação iSonata
11/12/2023

Finalmente na última quarta-feira (29) de novembro, foram divulgados os vencedores da licitação da Champions League no Brasil. TNT e SBT saíram-se como vencedores. Com isso, a emissora de Silvio Santos terá mais três anos de competição no seu pacote esportivo. 

 

Atualmente, a emissora de Silvio Santos possui os direitos de transmissão da Copa Sul-americana, Champions League, Europa League e Conference League. 

 

Ambas as competições não acontecem de forma contínua, existe um espaçamento de semanas para que as rodadas e as fases de eliminações aconteçam. 

 

Essa frequência esporádica na grade de programação do SBT, não consegue fazer o público do futebol se fixar e consumir todos os produtos da grade diária da emissora. Muitas vezes o telespectador acaba esquecendo que vai passar tal jogo na “TV que tem torcida”. 

 

Nos últimos meses, Daniela Beyruti vem realizando reuniões e estudos para a criação da nova grade de programação de 2024. Muito vem se falando na criação do streaming +SBT, da contratação de influenciadores, estreia de novos programas infantis e a volta da faixa nobre ao horário das 22h30. 

 

Mas até o momento nada foi comentado ou dito em relação a investimentos em eventos esportivos ou na criação de programa esportivo diário. Se o SBT pretende colocar em prática o que foi dito para realizar a contratação de Cléber Machado, então é necessário que ocorra um movimento urgente no setor esportivo. 

 

É necessário ir atrás de uma competição que ocorra toda semana, um campeonato de 38 rodadas e com clubes conhecidos. Dificilmente, o SBT conseguirá a primeira divisão do futebol brasileiro. 

 

A Globo já começou uma movimentação nos bastidores para ter os direitos da futura liga do futebol nacional. E essa movimentação já conta até com um suporte financeiro da Amazon, que vai se tornando uma parceira forte da Globo nas competições nacionais. 

 

O SBT errou muito em não entrar de cabeça pelos direitos dos campeonatos estaduais e pela Série B. O trabalho hoje realizado por Band e Record em suas competições, mostra o quanto o SBT poderia ter ganhado regionalmente e como espelho de emissora com esporte. Faltou visão dos diretores e empenho. 

 

Competições de tiro curto não vale a pena mais investir, a emissora de Silvio Santos precisa de algo mais duradouro e que possa trazer um novo público para a emissora. No momento é importante manter o que tem, e ter uma nova visão sobre a Copa do Nordeste, que precisa ganhar destaque na programação nacional.

 

Daniela Beyruti precisa encontrar um novo diretor para o setor esportivo e começar a ficar de olho nas novas licitações que irão pintar a partir de 2024.