Entretenimento

Web TV's e Web rádios precisam profissionalizar seus negócios para os novos desafios a partir de 2024

O trabalho realizado por donos de veículos de comunicação na internet, precisam mudar de patamar para poder sobreviver nos próximos anos.

Rodrigo Magalhães
Redação iSonata
19/09/2023

Com a crescente demanda por conteúdos audiovisuais na internet, grandes conglomerados vêm reforçando suas plataformas de streaming. Hoje a audiência da internet é realizada pelo Kantar IBOPE Media e essa medição vem junto com outros veículos de TV Aberta e TV por assinatura.  

 

Por enquanto, apenas plataformas como Netflix, Globoplay, HBO Max e algumas outras mídias de grande porte recebem essa medição. Justamente, por terem visibilidade e melhores conteúdos. 

 

Em São Paulo, a audiência de TV por assinatura e Streaming já é maior que a audiência de Record e SBT. Aos finais de semana chega a encostar na audiência das tardes da Globo. 

 

Olhando para esse aspecto vemos que também a audiência está espalhada em conteúdos gratuitos na internet, como as webradios e as Web TV's. Plataformas como Rádios NET, TuneIn, Soul TV, Rede iTV e tantas outras do mesmo segmento, ajudam de forma gratuita a levar e divulgar o trabalho de milhares de emissoras de Rádio e TV online.

 

De acordo com relatório divulgado pela plataforma Rádios.com.br, entre os dias 4 a 11 de setembro deste ano, cerca de 68 mil pessoas acessaram a programação de uma webrádio através da página e aplicativo Rádios NET (mais conhecida como radios.com.br). E é nesse ponto que observamos a necessidade da profissionalização desses meios. 

 

Já não dá mais para encarar como brincadeira, o trabalho realizado por esses profissionais na internet. Os números mostram que uma grande quantidade de pessoas consome diariamente o conteúdo produzido por esses meios alternativos.

 

Por este motivo, é necessária a profissionalização desses veículos. Toda profissionalização exige também a regulamentação desses meios e leis que sejam seguidas. Já que esses mesmos veículos produzem conteúdos que atingem a opinião pública. 

 

Mas isso é um assunto para ser debatido em outro momento, seja por esse espaço ou por nossos políticos junto com os profissionais do meio. 

 

Voltando à questão principal, o desafio desses produtores de conteúdo é que seus negócios precisam a partir de já receber uma vestimenta profissional. Por estarem sendo vistos, é necessário já trazer uma imagem que agregue compromisso com seu público e um novo leque para negócios com futuros parceiros (mercado publicitário). 

 

A visão precisa mudar e o meio receber um verdadeiro pensamento de gestão de negócios. A internet é um verdadeiro leque de se ganhar dinheiro, tem gente até que ganha dinheiro com notícias falsas e besteiras aleatórias. Mas no caso dos gestores de veículos online é necessário ter mão de obra que possam ajudar nesse processo e um modelo de negócio que seja inovador e profissional. 

 

Se o gestor não pensar fora da caixinha, vai acabar ficando para trás e será engolido por outros veículos alternativos. Estar por dentro das novas tendências e estudar aquilo que vem acontecendo no novo modelo de negócio online, será outro diferencial. 

 

É preciso, sim, pensar grande para poder disputar público com YouTube, Netflix, Globoplay e até os concorrentes diretos de webrádio ou Web TV.