Esportes

Técnico Ricardo Afonso é a nova revelação do Futebol Português

Fabrício Ramos entrevista com exclusividade o jovem técnico português, Ricardo Afonso.

Rodrigo Magalhães
Redação iSonata
17/01/2022

Ricardo Afonso, de 22 anos de idade é o técnico mais novo a comandar uma equipe de futebol nos Açores. No ano passado o treinador que já teve passagem por clubes como: SC Canidelo, FC Parafita, Escola Academia do Sporting, SC Esmoriz, AF Porto, SC Ideal e por último GD São Roque.

A respeito da primeira experiência no futebol: “No esporte nomeadamente no futebol comecei muito cedo, era muito novo quando iniciei a jogar futebol no Sporting Club Coimbrões. Desde então, nunca mais consegui desligar do futebol, joguei até os meus 16 anos, mas depois eu deixei de jogar para me dedicar exclusivamente à função de treinador de futebol”, falou Ricardo Afonso

Sobre sua primeira oportunidade como treinador, Ricardo diz que foi inusitado: “A minha primeira experiência como treinador, foi um caso curioso, era atleta de Sport Clube Canidelo e já tinha a ideia de começar a treinar, assim sendo fui convidado pela coordenação para treinar os Sub-9 e os Sub-12 do clube como treinador adjunto”, contou Ricardo Afonso.

Sendo um jovem treinador, Ricardo nunca sentiu pressionado pelos treinadores mais veteranos que ele duelou: “Não, nunca senti pressão por parte de nenhum treinador, acredito que todos temos algo para aprender e algo para ensinar, existe espaço para todos no futebol, todos podem contribuir para a valorização do jogo e treino. Foco muito em beber de todas as fontes de conhecimento e acho sinceramente que todos me podem ajudar a ser melhor treinador no futuro”, disse Ricardo Afonso.

Ricardo Afonso tem como suas referências o técnico do Futebol Club do Porto, Sergio Conceição e Antônio Conte do Tottenham. Para ele a intensidade e energia dos treinos são colocados em campo por esses treinadores. E ele, tenta passar isso também aos seus jogadores.

Ele ainda recorda de um treinador que é seu amigo, trata-se do professor António Barbosa, ex-treinador do Varzim SC: “Alguém que recorro muitas vezes por diversos motivos e está sempre pronto a ajudar e aconselhar, é um ser-humano e um treinador fenomenal”, falou Ricardo Afonso.

Após sua saída do GD São Roque por problemas pessoais, Ricardo Afonso espera poder voltar: “Todo o treinador quer treinar, trabalhar, estar no campo, ganhar, procurar o sucesso e evoluir, e desse modo eu também quero de uma forma natural voltar a treinar, num projeto que me permita ser útil, crescer e procurar constantemente vitórias e sucesso para puder ir subindo os degraus que pretendo para atingir os objetivos. Quero voltar a treinar, eu com 22 anos e que já passou disputou a Taça de Portugal só posso querer mais e mais. Eu sou assim, quero sempre mais pois acredito que não existem limites”, concluiu Ricardo Afonso.

Entrevista realizada pelo jornalista do Portal ISonata, FABRÍCIO RAMOS DA ROCHA.